Gordura Abdominal(visceral): confira hábitos que podem estar afetando a sua saúde

Falta de hábitos saudáveis e rotina mais sedentárias estão entre os principais motivos que favorecer o ganho de  gordura abdominal

A gordura abdominal, também chamada de gordura viceral, é considerada a mais perigosa para o desenvolvimento de doenças, como diabetes tipo 2, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, demência e doença arterial coronária.
A gordura abdominal se acumula profundamente no abdômen e envolve seus órgãos internos, por isso quanto maior a gordura viceral maiores são as chances de esteatose hepática,  pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, apneia do sono e muitos outros riscos à saúde. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário, altos níveis de estresse, pulam refeições, dormem tarde, fazem consumo regular de bebida alcóolica e a base da alimentação são refeições ricas em gorduras e carboidratos com pouca proteína estão entre os principais candidatos à inflamação e consequentemente doenças.
O aumento da gordura abdominal pode ser controlado com mudança do estilo de vida (MEV), alimentação saudável, controle do estresse, consumo adequado de água e práticas de atividade física.
Para saber se há risco de doenças, o médico ou nutricionista usa técnica de medição corporal. Uma das formas de medir é por meio da medida da circunferência abdominal, onde circunferências superiores a 88 cm, para mulheres, e 102 cm, para homens, são consideradas de risco. Além disso, existem aparelhos capazes de detectar o percentual de gordura corporal e o visceral de cada pessoa.

Gordura abdominal: novo exame possibilita uma análise precisa de casos contra a obesidade.

O Lach, por exemplo, conta com o exame de Análise Física Compreensiva – Através de Scanner Corporal 3D que mede o percentual de gordura total, mas também segmentado. O exame tem como principal objetivo auxiliar no diagnóstico e análise precisa de pacientes no tratamento contra a obesidade.

Na ayurveda, uma ciência de 5.000 anos de idade, prescreve um regime diário desde a hora de acordar com a alimentação adequada pela manhã até a hora de dormir que pode ser potencializado com meditação e massagens terapêuticas com ervas medicinais e óleos essenciais para diminuição do estresse e sono de qualidade.

Na Ayurveda algumas práticas indicadas são aliadas a diminuição da inflamação e doenças crônicas, como buscar alimentos frescos, baixo consumo de industrializados (ricos corantes, conservantes e gorduras), atividade física regular, consumo equilibrado de proteínas sejam elas vegetarianas ou não, estilo de vida sedentário, e a inclusão de fibras e oleaginosas (gorduras boas) no dia a dia, como: nozes, pistache, castanhas e amêndoas. Além de sono regular, controle do estresse, limitar o consumo de álcool e cessar de cigarro, e consumo de água de acordo com o peso corporal 35ml/kg de peso.

Entre em contato conosco e confira mais a respeito do nosso exame. Para mais informações, basta clicar aqui.