GENOMA

O genoma humano tem sido muito estudado e é composto por milhões de genes que possui todas as informações hereditárias genéticas do indivíduo, essas informações são armazenadas nos cromossomos e codificadas no DNA. É uma estrutura complexa que vem sendo estudada e descoberta com avanços promissores da ciência. 

O genoma humano é de grande importância para mapear possíveis doenças e complicações hereditárias do indivíduo, além de armazenar sexo, cor dos olhos, tipo de cabelos.

Através do exame do genoma é possível o mapeamento, tratamento e prevenção de doenças como câncer, depressão, Alzheimer, autismo, hipertensão, diabetes, dislipidemias, propensão a níveis baixos e altos de vitamina D, ferro,  propensão e dependência alimentar ao  álcool , café, açúcar, gorduras e alimentos doenças intestinais, obesidade, magreza, anorexia, insônia, início da menopausa, bipolaridade, AVC, glaucoma, calvície,  enxaqueca, longevidade, sonolência, transtorno de déficit de atenção, nível de inteligência, e até a propensão à carie dentária e solidão.

O conhecimento do genoma humano é um passo fundamental para determinar exatamente como um ser humano constitui o ponto de vista biológico e genético.