Benefícios de comer mirtilo (blueberry) todos os dias

Mirtilo pode melhorar os níveis de açúcar no sangue, além de prevenir inflamações

 

Os benefícios do mirtilo são muitos, desde a possibilidade de redução da pressão arterial até mesmo a prevenção de doenças sérias como o diabetes. Essas belas bolinhas de tom azul, contêm o sabor levemente doce e fornece pouquíssimo açúcar com alto poder antioxidante, são alimentos coringa. Elas conseguem ajudar em na produção de várias receitas, como: lanches em iogurtes, vitaminas, salada de frutas, dentre outros.

Pesquisas sugerem que as antocianinas (o pigmento encontrado no mirtilo) podem ajudar a melhorar a função cognitiva,  diminuindo a inflamação, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a comunicação entre as células do cérebro independente da idade. Estudos feitos em crianças e adultos resultaram em melhora na realização de tarefas de cunho cognitivo.

Outro estudo também apontou que ao comer cerca de 1 xícara de mirtilo diariamente observou-se uma redução do risco de doenças cardiovasculares em até 15% do grupo.

Além disso, descobriu que o mirtilo podem ajudar a induzir a secreção de insulina (que é um problema comum para pessoas com diabetes tipo 2). Especificamente, os dados sugerem que as mulheres grávidas que ingeriram 280 gramas de mirtilo todos os dias, juntamente com 12 gramas de fibra solúvel suplementar, resultaram em um risco reduzido de desenvolver diabetes gestacional. O ganho de peso materno foi significativamente menor entre aquelas que ingeriram mirtilos e suplemento de fibra versus aquelas que não comeram.

Há uma variedade de mirtilo para escolher, incluindo highbush e lowbush selvagem. E, embora haja pequenas diferenças entre os diferentes tipos, incluindo tamanho, sabor e conteúdo antioxidante, você pode ter certeza de que consumirá muitos nutrientes importantes, independentemente do tipo escolhido, incluindo fibra, ferro, vitamina K e vitamina C.

Mude seu estilo de vida com uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Clique aqui e agende sua consulta com a nossa nutricionista Taissa Muller.