Sedentarismo e câncer: entenda a ligação

Médicos associam sedentarismo com o aumento da incidência de câncer

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Tal análise é corroborada com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontaram que quase 50% dos brasileiros são sedentários.

Com o aumento do tempo médio que as pessoas passaram em frente às telas (televisões, computadores e celulares) durante a pandemia, a preocupação de especialistas em relação à saúde da população se agravou.

O sedentarismo vem sendo descrito e considerado como o grande influenciador do início de várias doenças, como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, além de perda de massa muscular, sobrepeso, obesidade, indisposição, desânimo e cansaço para as atividades rotineiras.

O indício de maior incidência de alguns tipos de câncer em pessoas sedentárias vem aumentando também. Doenças como câncer de útero, próstata, ovário, intestino, esôfago, bexiga e estômago são exemplos disso. Lembrando sempre que a prática de atividade física ajuda na redução do risco de aparecimento dessas doenças.

Aliar atividades físicas regulares a uma alimentação saudável, baixo consumo de alimentos industrializados, ultra processados e ricos em açúcares tem sido o foco principal na melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças.

A chave para prevenção de câncer é perda de peso, exames de rotina, alimentação balanceada, composição corporal adequada e atividade física.

Confira como o Lach pode ajudar na luta contra o sedentarismo e câncer

O Lach Laboratório pode te ajudar a ter uma rotina mais saudável de diferentes maneiras. Uma delas é o nosso exame de scanner corporal, que é um grande aliado no mapeamento e prevenção de doenças. A avaliação permite que você apure seu peso, altura, a medida dos compartimentos corporais, classificação de peso, percentual de gordura, massa magra, taxa metabólica basal que classificam o paciente com risco do desenvolvimento de doenças.

Para quem tem pouco livre e quer praticar alguma atividade física o treino por Eletroestimulação é ideal. Criado na Alemanha, a sessão de treinos permite ativar até 300 músculos simultaneamente em um treino de 20 minutos. O sistema completo de treino que reúne tecnologia inovadora, praticidade e conforto para que toda a musculatura, inclusive a mais profunda, seja estimulada simultaneamente por impulsos elétricos. Até 90% dos músculos são ativados ao mesmo tempo, o que significa que você estará otimizando seu tempo de treinamento e melhorando saúde.

O Treino por Eletroestimulação (EMS) melhora a força, resistência e potência muscular, ativando músculos que não costumam ser ativados, com treinamento convencional.  Isso resulta em máxima eficiência no treinamento sem gerar stress para as articulações.

Além da atividade física, tente incorporar a sua rotina determinadas atividades como subir escadas, passear com o seu pet, fazer jardinagem, dentre outras e adote uma dieta equilibrada.

Tais mudanças na rotina, incluindo práticas mais saudáveis, pode ser uma atitude determinante para manter-se livre da incidência do câncer.

 

Para mais informações a respeito do agendamento do treino por EMS ou do exame Scanner Corporal 3D, basta clicar aqui.