HORIZON – Compatibilidade genética
O Horizon é um teste de compatibilidade genética que permite identificar se os futuros pais compartilham de mutações que podem predispor a transmissão de doenças genéticas hereditárias.
O teste é feito pelo sangue ou saliva, que determina se o casal é ou não portador de doença genéticas. A maioria das pessoas são portadoras de alguma doença genética.
O teste genético possibilita uma triagem genética de casais que desejam engravidar, algumas condições genéticas podem aparecer mesmo em indivíduos saudáveis sendo passado geneticamente para os filhos, o teste possibilita saber o risco de transmissão de uma doença genética hereditária.
O rastreamento é feito no casal antes da gravidez mas pode ser feito durante a gravidez para identificar as doenças genéticas hereditárias.
O sexo masculino ou feminino possui cromossomos sexuais X e Y. Os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y. Algumas doenças genéticas são causadas por mutações em genes encontrados apenas no cromossomo X, essas doenças são chamadas de doenças genéticas ligadas ao X. Homens não são tipicamente portadores porque têm apenas um cromossomo X, então eles serão saudáveis ou afetados.
Se uma mulher e seus parceiro forem portadores da mesma condição genética, a cada gestação terão 25% de chance, uma em 4 de ter um filho afetado pela condição.
Para doenças genéticas ligadas ao X, apenas a mãe precisa ser portadora.
Se a mulher for portadora de uma doença ligada ao X, cada gestação terá 50% de chance de transmitir a mutação genética ao filho. Se nascer um menino e ele herdar a mutação, ele será afetado pela doença.
O teste genético permite identificar se os futuros pais compartilham mutações que podem predispor a transmissão de doença genéticas hereditárias. Saber a condição de portador antes da concepção do bebê leva a possibilidade de reconsiderar outras opções reprodutivas em caso de diagnóstico de alguma doença ligado ou X ou recessiva.