Juntas contra o câncer de mama. Previna-se!

08.10.2018 | Notícias

No Brasil, aproximadamente 57 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, tipo mais frequente na população feminina e também o que causa maior número de mortes em mulheres. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.


Nos últimos anos, o conhecimento do câncer de mama evoluiu de maneira significativa, sendo atualmente considerada uma patologia complexa e heterogênea. Portanto, fatores distintos devem ser considerados para determinar o prognóstico da paciente. Entre estes são determinantes: o estado do tumor, tamanho, subtipo intrínseco e número de gânglios linfáticos afetados.


 Um dos exames oferecidos pelo Lach, o Prosigna (PAM50), é um estudo molecular de expressão de 50 genes, que permite classificar o tumor em um dos 4 subtipos intrínsecos: Luminal A, Luminal B, Her 2 - enriquecido, Basal. Os subtipos intrínsecos estão relacionados com o prognóstico do câncer de mama e cada um deles apresenta diferentes perfis de expressão gênica, com taxas de sobrevivência independente do tempo de recorrência. Desde 2011, os guias de St. Gallen incluem a classificação do subtipo intrínseco para estabelecer as recomendações de terapia sistêmica, diferindo segundo o subtipo biológico. O Prosigna (PAM50) é o único exame que determina o subtipo biológico intrínseco.


Já o Oncotype DX®, desenvolvido pela Genomic Health Inc. e recentemente incorporado à rotina do Fleury, esse grupo de ensaios multigênicos consegue identificar, pela técnica de RT-PCR, características biológicas específicas em tumores de próstata, cólon, mama invasivo e mama ductal in situ.


O Oncotype DX® está indicado para quatro tipos diferentes de tumor, apresentando um conjunto de genes associados à proliferação, à invasão e às vias de sinalização celular (veja quadro), específico de cada doença.


 


Quer saber mais?


📲 E-mail: lach@lach.com.br


☎️ Tel.: (21) 98143-1136


 


Câncer de Mama

(21) 2549-8141

Whatsapp: (21) 98143-1136

lach@lach.com.br

Rua Barata Ribeiro, 543 grupo 1001 - 1003
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

© 2017 Laboratório Lach

Desenvolvido por NEW GOSLING