Câncer de Próstata: Previna-se!

29.05.2018 | Notícias

Disponibilizamos exames de alto padrão com qualidade, segurança e precisão.


- Exame 4k Score


O câncer de próstata é uma alteração maligna que apresenta crescimento acelerado e alto poder de infiltração, levando à ocorrência de metástases em caso de diagnóstico tardio ou de progressão da doença localizada. Em termos de número de mortes, ocupa a segunda posição, apenas atrás do câncer de pulmão.


O 4Kscore é um teste de sangue que incorpora quatro biomarcadores de proteínas da próstata juntamente com informações clínicas do paciente para determinar o risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo (Gleason ≥7). Adicionalmente, o teste 4Kscore permite avaliar o risco de câncer de próstata de alto grau se os dados de exame digital retal estão disponíveis ou não.


O câncer de próstata de alto grau e agressivo foi encontrado em 231 (23%) dos 1.012 pacientes. Ambas as versões do teste 4Kscore, com e sem informações do exame digital retal, apresentaram excelente discriminação e calibração. Nenhuma diferença clinicamente significativa foi encontrada entre as duas versões do teste 4Kscore.


Com base nos resultados, pode-se concluir que o algoritmo de teste de 4Kscore, com os resultados do exame digital retal disponíveis ou não, funciona bem na predição do risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo. Portanto, os pacientes com suspeita de câncer de próstata agressivo podem com segurança ter seu risco melhor definido pelo teste 4Kscore, mesmo que o exame digital retal não tenha sido realizado recentemente.


 


 - ProPSA


O câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade masculina. O antígeno específico da próstata (PSA) presente em soro é um marcador amplamente utilizado na detecção precoce do câncer de próstata. Contudo, a especificidade do PSA é limitada, sendo a biópsia positiva apenas em 25% dos pacientes com concentrações séricas de PSA entre 2 e 10 ng/mL.


Em situações nas quais o paciente apresenta resultado de PSA elevado (dentro dos valores de risco) e biópsia negativa, é recomendado que seja realizada a repetição do procedimento de acordo com a Associação Européia de Urologia. Entre 10 a 35% dos pacientes com câncer de próstata apresentam uma primeira biópsia negativa, sendo necessária uma segunda biópsia para detectar a patologia.


O Teste ProPSA consiste em um ensaio de quimioluminescência com partículas paramagnéticas que determina o valor de [−2]proPSA juntamente com as concentrações de PSA e fPSA, para calcular o índice de saúde prostático (PHI), um índice multi variável, desenhado para facilitar a determinação de risco de câncer de próstata utilizando soro humano.


O PHI é utilizado como ferramenta para distinguir os pacientes com alto risco de câncer de próstata daqueles que apresentam condições prostáticas benignas nas seguintes situações: homens a partir de 50 anos de idade com valores de PSA total entre 2 e 10 ng/mL, que não apresentem indícios de câncer em toque retal.


Previna-se contra o câncer de próstata.

(21) 2549-8141

Whatsapp: (21) 98143-1136

lach@lach.com.br

Rua Barata Ribeiro, 543 grupo 1001 - 1003
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

© 2017 Laboratório Lach

Desenvolvido por NEW GOSLING