Benefícios de realizar exames com coleta salivar

12.01.2018 | Notícias

A superfície do dente é protegida continuamente contra o desgaste por uma película de mucinas salivares e glicoproteína rica em prolina. As primeiras proteínas da película, proteínas ricas em prolina e estatura, promovem a remineralização do esmalte atraindo íons de cálcio.


A desmineralização acaba sendo retardada pelas proteínas da película, em conjunto com íons de cálcio e fosfato na saliva e no líquido da placa. Algumas dessas proteínas são chamadas histatins.


Assim, várias proteínas salivares (glyco) impedem a aderência de microorganismos orais à película de esmalte e inibem seu crescimento. O sistema de tampão bicarbonato salivar é responsável pela neutralização rápida de ácidos.


Proteínas na saliva


Vocês sabiam que existem cerca de 1.116 proteínas únicas encontradas nas glândulas salivares humanas? Isso mesmo. Outro dado que chama a atenção é que até 20 por cento das proteínas encontradas na saliva também são encontradas no sangue.


Teste de hormônio da saliva


Os kits de teste de hormônio salivar são comercializados para mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas e para homens que desejam suplementação com hormônios contadores, tais como dhea ou pregnenolona. Os testes medem as quantidades de estrogênios, progesterona, dhea, pregnenolona e testosterona presentes na saliva. Estes testes podem auxiliar a determinar se o individuo precisa de terapia de reposição hormonal. Pois, os resultados dos testes iniciais indicariam o nível do hormônio da saliva basal, e os testes em curso sinalizariam se a substituição hormonal alcançou seus propósitos.


Teste de cortisol para depressão


Um teste de saliva para adolescentes com sintomas leves de depressão pode ajudar a identificar aqueles que mais tarde desenvolverão depressão maior. Pesquisadores, em 2014, mediram o cortisol do hormônio do estresse em adolescentes e descobriram que aqueles com níveis elevados, juntamente com sintomas de depressão leve, tinham até 14 vezes mais probabilidades de sofrer depressão clínica mais tarde na vida do que aqueles com níveis baixos ou normais de cortisol. Este tipo de teste pode ajudar e muito na prevenção e tratamento destes jovens, evitando assim maiores riscos.



Teste de drogas de saliva


Esta também é uma forma menos agressiva ou intrusa de aplicar um teste de drogas. O teste de drogas salivares é uma alternativa ao teste de urina ou sangue, sendo menos invasivo.


Ataque cardíaco


Estresse oxidativo avaliado na saliva de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Um estudo preliminar mostrou que biomarcadores de estresse oxidativo são detectáveis ​​na saliva de pacientes com infarto agudo do miocárdio.



Atletismo, treinamento de resistência, maratona


Outra característica positiva deste tipo de teste acaba sendo no treinamento de alta intensidade de atletas. O objetivo desta investigação é fornecer informações sobre o impacto do treinamento de resistência na saúde bucal. O estudo incluiu 35 triatletas e 35 controles que não exercem exercícios. A investigação clínica compreendeu exame oral, avaliação do estado oral com especial atenção à cárie e erosão, testes de saliva durante a inatividade e um questionário auto-administrado sobre comportamento alimentar, bebendo e higiene bucal. Além disso, os atletas foram questionados sobre seus hábitos de treinamento e consumo de bebidas e nutrição esportiva. Para a avaliação da saliva durante o exercício, um subconjunto de n = 15 atletas se ofereceu em um teste de campo de execução incremental (IRFT). Os atletas demonstraram um risco aumentado de erosão dentária. Não foram observadas diferenças quanto à prevalência de caries e parâmetros salivares medidos durante a inatividade entre atletas e controles. Entre os atletas, uma correlação significativa foi encontrada entre a prevalência de cárie e o tempo acumulado de treinamento semanal. Em atletas após IRFT e na carga de trabalho máxima, as taxas de fluxo de saliva diminuíram e o pH da saliva aumentou significativamente. O maior risco de erosão dentária, risco de cárie dependente do exercício e mudanças dependentes da carga nos parâmetros da saliva apontam a necessidade de conceitos odontológicos preventivos adaptados ao risco no campo da odontologia esportiva.


Desse modo, existem inúmeros benefícios quanto à aplicação deste teste. Podendo ser utilizado a diferentes tipos de situações e podendo ser utilizado dentre os mais diversos tipos de público.


Salivar test

(21) 2549-8141

Whatsapp: (21) 98143-1136

lach@lach.com.br

Rua Barata Ribeiro, 543 grupo 1001 - 1003
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

© 2017 Laboratório Lach

Desenvolvido por NEW GOSLING